• Beto Tupinambá

Que tipo de empreendedor(a) você é?

Na minha zapeada de todos os dias, me deparei hoje com uma página interessante da Wikipédia sobre tipos de empreendedores, o que me levou a refletir. Por isso decidi escrever este post, para compartilhar estas reflexões com vocês. Afinal, que tipo de empreendedor(a) você é?

Empreendedor nato

O empreendedor nato (também chamado de 'mitológico') é , em geral, aquele que começa a trabalhar desde muito cedo, em condições adversas, e acaba criando uma grande empresa. Com a experiência desenvolve habilidades de negociação e venda, é visionário, otimista, está sempre à frente de seu tempo e compromete-se 100% para realizar seus sonhos.

Empreendedor que aprende

Aquele que nunca pensou em empreender, mas a "oportunidade bate à sua porta". Caracteriza-se pelo inesperado e, muitas vezes, imaginava que seria empregado para sempre. Não gosta de assumir riscos até que se depare com uma oportunidade, analise as possibilidades e a viabilidade do negócio ou da ideia.

Empreendedor serial

Este tipo de empreendedor cria um negócio com a intenção de vendê-lo. O lucro ganho com a venda da ideia inicial é utilizado para criar outro negócio, e em seguida vendê-lo para, de novo, criar um novo empreendimento, e assim sucessivamente, de forma cíclica.

Empreendedor corporativo

É o executivo que se destaca e segue buscando crescimento dentro da empresa. Tem grande conhecimento em ferramentas administrativas e sabe gerenciar equipes. Em geral são ótimos negociadores, pois sabem vender a sua ideia e trabalhar em situações limitadas, nas quais a empresa não dá tanta liberdade de ação. São quase sempre pessoas que sabem fazer seu marketing pessoal, são muito confiantes e adoram trabalhar com grandes metas - e com grandes recompensas.

Empreendedor social

O empreendedor social vem de qualquer setor sem fins lucrativos, e tem características dos empreendedores tradicionais, como criatividade, visão e determinação. Busca a inovação social no lugar do dinheiro, tem foco na inovação, e tem como objetivo final o benefício social que tal inovação pode trazer. Usam suas experiências organizacionais e empresariais para ajudar aos outros e podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários.

Empreendedor por necessidade

Aquele que inicia um empreendimento autônomo com o objetivo de gerar renda para si e para suas famílias devido a falta de melhores opções de trabalho ou emprego. Apesar das raras exceções, este tipo de empreendedor tem, naturalmente, menos chances de sucesso, já que a maioria deles entra no mercado totalmente despreparada, sem consciência dos riscos e absolutamente exposta ao fracasso.

Empreendedor herdeiro

Tem a missão de continuar o legado da família. O perfil de empreendedor herdeiro não é único: existem os tipos mais inovadores, que tendem a buscar medidas diferentes das que estão atuando na empresa e que são mais visionários; mas existem também os mais conservadores, que tendem a manter as coisas como estão e têm um estilo de gestão muito mais próxima daquele executado pelo gestor da geração anterior.


Empreendedor normal

O empreendedor normal (também chamado de 'planejado') é aquele que busca capacitar-se, preocupando-se com os próximos passos da empresa para minimizar os riscos. Tem uma visão clara do futuro e de suas metas. Sabe que o planejamento aumenta a probabilidade de sucesso do negócio e está sempre atento às mudanças internas e externas.

Quer se aprofundar um pouco mais no assunto? Leia a matéria da Wikipédia na íntegra. Agora já dá para saber que tipo de empreendedor(a) você é. Você se encaixa em mais de um dos tipos aqui apresentados?

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo