• Beto Tupinambá

Qual é o melhor meio de pagamento para minha Loja Online?

Antes de abrir seu negócio, seja ele físico ou digital, é preciso criar uma estrutura eficaz que funcione em todas as áreas. Uma engrenagem fundamental nesta estrutura é formada pelos meios de pagamento que você vai oferecer na hora de vender seus produtos. Cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta são alguns dos meios de pagamento mais populares nas compras online. Mas como vender produtos e serviços online com praticidade e segurança?

No Brasil, Paypal, PagSeguro e Moip estão entre as empresas de meios de pagamento mais populares, têm excelente reputação entre compradores e vendedores e oferecem o 'checkout transparente' para sua Loja Virtual . O 'checkout transparente' é uma interface da empresa de meio de pagamento dentro do seu e-commerce (na hora do pagamento, o usuário não é redirecionado para o site do PagSeguro, por exemplo, mas visualiza uma janela integrada ao site; daí a ideia de transparência). Mas estas não são as únicas questões a se considerar para definir os meios de pagamento ideais para sua Loja Online. Pode parecer uma tarefa simples a princípio, mas gerenciar pagamentos é uma atividade complexa, pois envolve checkout, bancos, operadoras de cartão, segurança financeira, fraudes e diversas outras coisas que acontecem neste percurso, como as formas de pagamento. Mas antes de definir quais são os meios de pagamento ideais para sua empresa oferecer aos seus clientes, considere as informações a seguir.

  1. a primeira informação que precisa obter para começar a definir quais são os melhores meios de pagamento para seu negócio é a resposta à pergunta "quem é seu público?" Defina quais são as características e preferências do seu público, qual é forma de pagamento ideal para este público, e como você pode facilitar a experiência de compra para seus clientes.

  2. A experiência de compra - que chamamos de jornada do usuário - deve ser a mais simples, amigável e segura possível. A melhor forma de entender quais são os passos que o cliente deve seguir até concluir a compra é simular uma compra, colocar-se literalmente no lugar do comprador. É isso que fazemos ao criar nossos Sites.

  3. na hora de escolher sua ferramenta de cobrança, seja a maquininha de cartão na lojas físicas ou as empresas de meios de pagamento (Paypal, PagSeguro, Moip, Mercado Pago, etc.) nas lojas virtuais, fique atento também às formas de pagamento

  4. Nem todas as bandeiras de cartão são aceitas em todas as empresas de meios de pagamento.

  5. Nem todos os meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, débito em conta, etc.) são aceitos em todas as empresas do mercado. Se o seu meio de pagamento preferido é o Boleto Bancário, por exemplo, fique atento se a empresa que escolheu oferece esta modalidade de venda.

  6. Atenção à integração com sua Loja Virtual! Se você usa uma ferramenta de e-commerce, com certeza faz isso porque valoriza a experiência do seu cliente no Site, e entende que cliente chateado não compra. Seja você o gestor da ferramenta ou não, é importante saber quais são as empresas de meios de pagamento com as quais sua ferramenta de e-commerce tem parceria. Por isso sugerimos que selecione, antes de escolher a ferramenta de e-commerce, a empresa de meio de pagamento com a qual deseja trabalhar. Outras duas questões importantes a se considerar, além dos recursos que o e-commerce deve oferecer, são os custos com mensalidades e taxas por venda: atualmente existem centenas de opções de ferramentas de e-commerce no mercado, inclusive algumas excelentes ferramentas produzidas aqui no Brasil. As mensalidades podem variar entre R$10 e R$2.000, dependendo da plataforma escolhida. Já as taxas por venda não são cobradas por todas as plataformas, mas podem envolver um percentual sobre o valor total da compra e/ou uma taxa fixa por transação. Atenção: somados às taxas cobradas por seu parceiro de meio de pagamento (PagSeguro, Paypal, Moip, Mercado Pago, etc.), estes custos financeiros podem comprometer a sua lucratividade ou até mesmo inviabilizar seus negócios!

Levando em conta todas as informações acima, concluímos que a escolha da empresa de meio de pagamento ideal para seus negócios pode ser uma tarefa bastante difícil. Mas com a assessoria de sua agência de estratégia digital e um modelo de negócio bem definido, você economiza tempo e dinheiro, e pode oferecer o melhor atendimento para seus clientes.