• Beto Tupinambá

Manual básico de marketing digital para empreendedores

Você pode estar com tudo planejado, com seu modelo de negócio embaixo do braço, ou pode ter só uma ideia na cabeça. Para que seu projeto se torne um grande negócio e sua empresa se torne uma marca reconhecida no mercado, em algum momento você vai precisar parar e pensar no seu plano de marketing digital. O marketing digital não é só uma solução viável para promover e divulgar seus produtos e serviços, é também uma excelente ferramenta para captação e cadastro de novos clientes.

Para entender o que faz uma agência de marketing digital, é importante conhecer e ter em mente alguns conceitos e dicas: 1) Experiência do usuário (UX*) Pense em todas as fases de uma compra. A este processo, chamamos jornada do cliente (saiba mais no post "Reinvente seu negócio enquanto há tempo"). Esta jornada define, em parte, a experiência que o seu cliente terá com sua empresa. Digo 'em parte' porque sabemos que cada experiência é única, e isso nem sempre é uma coisa boa, infelizmente. UX é a base que norteia todas as ações da sua estratégia de marketing digital. Absolutamente tudo, desde a facilidade de encontrar seu site, a navegabilidade, a rapidez com que ele carrega no computador ou no smartphone, a organização das informações, tudo faz diferença quando o objetivo é oferecer a melhor experiência possível. Se seu site oferece vendas online, o processo de compra deve ser simples, rápido e seguro. Após a venda a jornada do cliente ainda não acabou. Na verdade, é um relacionamento com seu cliente que está só começando, e se ele vai ser um bom relacionamento, próximo ou distante, de confiança ou não, depende das suas ações. A prestação de um bom serviço é fundamental, e cumprir os prazos, preços e condições divulgados no site é o mínimo que se pode chamar de um bom atendimento. Após a finalização da venda, manter contato com o cliente é uma forma de saber mais sobre suas preferências e também de deixar o canal aberto para divulgar novidades e promoções. *user experience, ou experiência do usuário.


2) Crie conteúdos originais

A criação de conteúdo relevante é uma excelente estratégia para manter contato com seus clientes, e também atrair novos, pessoas e empresas interessadas em saber mais sobre o que você ou sua empresa está postando. Um conteúdo atualizado e de qualidade é capaz de ensinar seu cliente em potencial sobre aspectos do seu mercado, ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento da sua marca como autoridade no tema.

Para captar novos clientes, ponha-se no lugar deles!  Seu conteúdo deve conter respostas para as buscas que seus clientes em potencial fazem no Google, por exemplo, mas também explicar nuances do seu mercado. Um plano de marketing de conteúdo consistente constrói a credibilidade que sua marca precisa conquistar, e também promove diversas oportunidades para desenvolver um relacionamento com seus clientes. Mas atenção, muita atenção! Tenha em mente as dicas abaixo:   Publique conteúdos originais Conteúdos originais não apenas colocam sua empresa em uma posição de autoridade, mas também o Google o classificará acima daqueles que publicam conteúdo copiado ou duplicado. 

Fale com seu público Ao blogar, postar, criar conteúdos para seu site ou criar suas artes-finais de venda, lembre-se de que está falando com seu público-alvo, e não para os mecanismos de pesquisa.


Revisão, revisão, revisão! Pior do que não postar nada, é demonstrar falta de profissionalismo com um texto mal redigido, ou uma linguagem inadequada. Antes de publicar, revise o conteúdo e faça os ajustes necessários. Se possível, peça a uma terceira pessoa que revise novamente.

3) Seja ativo(a) nas mídias sociais 

O nível e a qualidade da sua atividade nas redes sociais determinam como seus clientes em potencial têm contato e se sentem em relação à sua marca. Pense que os posts devem ter sempre uma "chamada para ação" (call-to-action), isto é, um link para seu site ou para uma página de compra, por exemplo. Seu site é o espaço para converter clientes em potencial, mas são seus esforços de mídia social que mostram aos clientes quem você é, e porque eles devem comprar de você.

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