• Beto Tupinambá

14 motivos para você (finalmente!) ter seu Site profissional

Atualizado: Jun 24


Muitos novos empreendedores ainda acreditam que ter um Site profissional é um luxo, algo inacessível ou desnecessário. A história e o mercado comprovam que estas afirmações não são verdadeiras, e que esta decisão estratégica pode sair custando mais caro.

Para citar um exemplo recente, uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que 116 milhões de brasileiros já acessavam a internet em 2018. No mesmo ano, o Boston Consulting Group (BCG) entregou uma pesquisa que deu conta de que 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de fechar um negócio. E a revista E-commerce Brasil apontava em 2017 que 13 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras já tinham um Site. A tecnologia tem mostrado seu papel importante no objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas e das empresas, e o empreendedor de sucesso está sempre atento a estas mudanças. Milhões de empresas em todo o mundo hoje são encontradas em apenas alguns cliques! Não importa qual é o seu mercado, se você oferece produtos ou serviços, se atua apenas em uma região ou em todo o país, o Site da empresa é o básico, ele é a casa da sua marca na internet, onde seus clientes conhecem sua marca, sua história, e tudo que você tem para oferecer. Com a popularização do e-commerce, seu Site pode ser o seu próprio negócio! Viu? Ter um Site não é privilégio de poucos, mas quem tem reconhece o valor de cada uma de suas funções. 1) Encontrabilidade Talvez a função mais básica de seu Site seja permitir que seus clientes possam fazer contato e chegar até você. É no Site que encontramos informações claras, confiáveis e sempre atualizadas. Mas encontrabilidade também quer dizer menos gastos com publicidade e propaganda.

2) Divulgação O Site é onde seus clientes obtém informações oficiais sobre seu negócio, como produtos, preços, área de atendimento, taxas, serviços, eventos, ações, e até notícias e posts de blog, como este que você está lendo agora. Um Site profissional amplifica o seu alcance, levando seus produtos e serviços até seus clientes tradicionais, mas também até aqueles que provavelmente não visitariam sua loja física. No seu Site quem conta a história é você! 3) SEO Você com certeza já deve ter ouvido falar desse tal de SEO. Considerado uma revolução no início dos anos 2000, hoje é apenas mais um recurso de divulgação do seu negócio, da sua marca, e de seus produtos e serviços, e uma das atividades diárias de toda agência de marketing digital. Da sigla em inglês, SEO (Search Engine Optimization) significa otimização de ferramentas de busca. Em resumo, fazer um bom trabalho de SEO significa colocar o Google para "trabalhar para você".

Como assim? É simples: a atividade básica do Google (falo da ferramenta de busca) é mapear informações e disponibilizá-las, de forma organizada, em seu site. O que fazemos é ajudar o Google a encontrar o Site e as informações que queremos destacar, atualizando todas as informações solicitadas em cada uma de suas páginas. 4) Vendas pela internet Não importa se seu Site é uma loja virtual (e-commerce) ou não, ele sempre ajuda a vender. O motivo pelo qual isso acontece é simples: quanto mais informação você tem sobre o produto ou serviço que quer comprar, menos perguntas vai ter a fazer, e menos tempo vai precisar para tomar uma decisão. Por isso, seu Site deve informar tudo o que seus clientes precisam saber para realizar a conversão.

5) Avisos legais, atualizações e erratas Em caso de avisos legais, como por exemplo uma situação em que a empresa fica impedida de funcionar ou comercializar determinado serviço ou produto, o Site é a forma mais rápida e prática de levar esta informação a todos os clientes. Atualizar ou corrigir informações de forma rápida e clara também é uma função estratégica do Site.

6) Compartilhamento de links, páginas de produtos e informações específicas Em um mundo cada vez mais digital, o compartilhamento de links tornou mais prática a vida das pessoas na hora de trocar informações, mas também na hora de comprar e vender. Não importa se você precisa compartilhar uma página de contato, de venda de produto ou serviço, ou mesmo uma tabela de especificações, o Site simplifica a rotina de sua equipe e de seus clientes. 7) Consolida sua marca na memória de seus clientes e visitantes Construir, fortalecer e consolidar uma marca é um processo que começa com a criação do Site. Para que sua marca seja reconhecida, lembrada e recomendada por seus clientes, não basta prestar ótimos serviços, é preciso se valer de uma Comunicação profissional e ter em mente o seu Plano de Marketing. O Site é onde contamos toda esta história. 8) Seu negócio aberto 24 horas por dia Quanto você pagaria para garantir que seus clientes terão acesso a todas as informações que precisam obter sobre seus produtos e serviços, a qualquer hora do dia ou da noite? Acessar um Site é a forma mais prática de obter informações sobre quase tudo.

9) Inspira confiança e credibilidade Um Site oficial demonstra confiança e credibilidade, valores chave nas negociações entre empresas e consumidores.

10) Relacionamento Com informações atualizadas, blog da empresa, página de contatos e comunicação instantânea, o Site da marca ajuda a construir um relacionamento mais próximo com seus clientes e visitantes.


As ferramentas de busca não privilegiam as empresas mais ricas ou os maiores anunciantes. O que leva o Google, por exemplo, a apresentar um Site na frente do outro é a quantidade e a relevância dos conteúdos. Quanto mais relevante, mais o Site sobe para o topo da lista.

12) Hub para as redes sociais Seu Site é o verdadeiro hub para seus canais nas mídias sociais e outras formas de contato, tudo em um só lugar.

13) Transforme seus visitantes em leads Com um site moderno e robusto, e um bom plano de marketing digital, você pode captar centenas de visitantes e transformar seu Site no seu melhor vendedor.

14) Conheça melhor o seu público - e ganhe mais tempo! Quando você disponibiliza no Site da sua empresa, de forma simples e prática, todas as informações necessárias, seus clientes têm uma experiência positiva com a sua marca - e você não perde tempo, nem clientes.


Com uma boa estratégia de marketing, é possível captar dados de contato e preferências de visitantes do seu Site para descobrir o que eles querem saber sobre sua empresa, seus produtos e serviços - e seguir aprimorando seu atendimento a cada mês. Então, que dicas você vai levar para a sua empresa? Quando vai finalmente ter seu próprio negócio? Conte sua história nos comentários!